Get your own Chat Box! Go Large!

domingo, 18 de novembro de 2012

Configurando Duosat Prodigy para acessar o Samba





Samba (servidor) é um programa de computador, utilizado em sistemas operacionais do tipo Unix, que simula um servidor Windows, permitindo que seja feito gerenciamento e compartilhamento de arquivos em uma rede Microsoft.

Na versão 3, o Samba não só provê arquivos e serviços de impressão para vários Clientes Windows, como pode também integrar-se com Windows Server Domain, tanto como Primary Domain Controller (PDC) ou como um Domain Member. Pode fazer parte também de um Active Directory Domain.


A história do Samba:

O Samba foi criado por Andrew Tridgell. Tridgell precisava montar um espaço em disco em seu PC para um servidor Unix. Esse computador rodava DOS e, inicialmente, foi utilizado o sistema de arquivos NFS (Network File System) para o acesso. Porém, um aplicativo precisava de suporte ao protocolo NetBIOS (que não era suportado pelo NFS). A solução que Tridgell encontrou não parecia ser das mais simples: ele escreveu um Sniffer (pequeno programa para captura de tráfego de dados em rede) para poder analisar o tráfego de dados gerado pelo protocolo NetBIOS. Uma vez implementado, Tridgell utilizou engenharia reversa em cima do protocolo SMB (Server Message Block) e implementou no Unix. Isso fez com que o servidor Unix aparecesse como um servidor de arquivos Windows em seu computador com DOS.

Tridgell disponibilizou esse código publicamente 1992. Algum tempo depois o projeto foi posto de lado e assim ficou. Um dia Tridgell decidiu conectar o PC de sua esposa ao seu computador, que rodava Linux. Porém, na hora de conecta-los não encontrou meio melhor de fazer isso, se não com seu antigo código.


Após algumas trocas de e-mails, Tridgell descobriu que as documentações dos protocolos SMB e NetBIOS estavam atualizadas e então decidiu voltar a se dedicar ao projeto. Um dia, uma empresa entrou em contato com Tridgell reivindicando os direitos sobre o nome usado no software. Então ele teve a idéia de procurar em um dicionário uma palavra que tivesse as letras s, m e b (de SMB) e acabou encontrando a palavra "samba". A partir daí o projeto Samba cresceu e hoje Andrew Tridgell conta com uma excelente equipe de programadores e com milhares de usuários de sua solução espalhados pelo mundo.






Configurando o PC para acessar o Samba do Duosat Prodigy





                       Configurando o Duosat Prodigy para acessar o SAMBA


4 comentários :

  1. Nas configs do Deco Prodigy HD não aparece o icone SAMBA para eu configurar a rede, existe alguma senha secreta para que essas configurações apareçam?

    ResponderExcluir
  2. fiz no pc como vc instruiu mas ainda da erro de leitura no meu twist n uso wiffi e sim cabo tem algo difrente pra configurar?

    ResponderExcluir
  3. No meu prodigy nano...o samba só carrega, e trava tenobque desligar o aparelho.

    ResponderExcluir
  4. No meu prodigy nano...o samba só carrega, e trava tenobque desligar o aparelho.

    ResponderExcluir