Status dos Servidores

Servidores IKS

ON/OFF

Servidores SKS

ON/OFF

Pb180HD

ON

Pb180HD

ON

Pb180 U-Tube

ON

Pb180 U-Tube

OFF

Protv 180Uno

OFF

Protv 180Uno

ON 61w

Pb140

ON

Pb140

ON

Pb930 HD

OFF

Pb580T

ON

Ev-m10

ON

Pb980 / 990 HDS

ON

Duosat

Instável

Duosat

Instável

Tocomsat

ON

Tocomsat

ON

Pb48i

ON

Pb42s

ON

Pb49-Duo

ON

Pb49-Duo

ON

Sky100/200 (Dongle Morto)

OFF

Proone 1

Instável

 

 

Proone 2

ON

Obs: Status Atualizado Manualmente - 18/11/2014 19:55hs by Oceanus

sábado, 23 de março de 2013

O que é IPTV? Entenda como funciona!!

Com o advento da internet, o mundo da informação e do entretenimento se tornou – continua a se tornar – cada vez mais dinâmico e repleto de conteúdo.
Com isso, o perfil dos consumidores também se alterou e hoje em dia é possível notar que as pessoas exigem mais qualidade na hora de assistir televisão, assim como preferem uma variedade maior de conteúdo.
Além disso, os consumidores passaram a optar cada vez mais por serviços interativos, onde eles pudessem interagir mais com a programação de seus canais, decidindo sobre o que querem assistir e também quando farão isso, por exemplo.
O que é IPTV?
Todas estas condições citadas anteriormente aliadas a popularização cada vez maior da internet banda larga, propiciaram o surgimento da IPTV, a Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios.


Do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet, conhecido também como IP (internet protocol).
Como funciona?
Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet.
Este serviço exige um conversor (também conhecido como Set-top Box), que transformará o sinal recebido através da internet para que ele possa ser visualizado na tela.
Segundo consta, o serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 MBPS, o que não deve comprometer o restante de sua banda. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um de IPTV, o serviço deverá contar com pelo menos 6 MBPS.
Conteúdo
Apesar de toda a facilidade, o conteúdo exibido na IPTV não será o mesmo de um canal aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de filmes por demanda, adquiridos pelos clientes.
Além disso, por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além é de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet.
Deste modo, você poderá realizar comprar, acessar sites de filmes, vídeos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.
Segurança
Na questão de segurança de conteúdo, existem algumas críticas que afirmam que quanto mais a televisão se aproxima do modelo de internet atual, mais inseguro pode se tornar seu conteúdo. Entenda-se por inseguro as violações a direitos autorais.

Para isso, existem dois sistemas de transmissão vigentes no sistema de IPTV. Um é o CAS (acrônimo para Conditional Access System ou Sistema de Acesso Condicional) em que o sistema é responsável pela decisão de apresentar ou não uma transmissão ao consumidor.
O outro sistema é o DRM (acrônimo para Digital Rights Management ou Gerenciador de Direitos Digitais) em que um conjunto de diversas tecnologias permitem ou não a o uso de produtos digitais de áudio, vídeo ou imagem.
Números
Estima-se que em poucos anos o sistema IPTV deve se tornar mais utilizado do que a própria internet banda larga. Até 2010, é esperado que mais de 48 milhões de lares no mundo todo deverão ter o serviço, segundo pesquisas do Gartner Group.
Esta mesma pesquisa estima que entre 2006 e 2011, o número de usuários de internet banda larga atinja mais de 600 milhões de clientes no mundo, o que significa que as previsões acerca do IPTV não são nada despretensiosas.
Segundo um estudo mundial, realizado pela empresa Pyramid Research, o crescimento da IPTV “abocanhará” uma fatia de mercado das TVs a cabo. Segundo este estudo, a participação da IPTV na base dede TV irá de 3% em 2008 para 14% 2013, enquanto que no mesmo período a participação das TVs a cabo diminuirá de 76% para 61% neste mesmo período.
No Brasil
Devido a algumas objeções legais que impedem a entrada de vez de operadoras de telefone no serviço de TV por assinatura em nosso país, este serviço por aqui ainda é bastante incipiente. Contudo, algumas empresas de telefonia já estão entrando neste negócio.
A primeira delas foi a Brasil Telecom, com o serviço chamado Videon, que permite ao usuário adquirir filmes, documentários, desenhos animados, shows e programas em sua televisão, além de alguns conteúdos que antes eram exclusivos da internet. Tudo isso em sua televisão, adquirido com a praticidade do controle remoto.

Por enquanto, este serviço está disponível somente em Brasília e em algumas outras cidades do Distrito Federal, contudo, não deve demorar muito para que outras empresas de telefonias, como a Telefonica e a Telemar, que já estão em um processo bastante adiantado neste sistema e mesmo a própria Brasil Telecom disponibilize o serviço em outros locais.
Na internet
Caso você tenha se interessado pelo sistema IPTV, você pode tentar utilizar programas como o Joost (desenvolvido pelos mesmos criadores do Skype) e o Livestation (uma parceria entre a empresa inglesa Skinkers e a Microsoft). Ambos os softwares são apresentados como o futuro da televisão, o que não deixa de ser verdade, afinal, é só questão de tempo para que seja concluída de vez a “fusão” entre TV e internet.
Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que possa ajudar a solucionar algumas dúvidas acerca de uma tecnologia que promete tanto quando o assunto é entretenimento caseiro. Um abraço desde a redação do Baixaki e uma boa semana a todos.

0 comentários :

Postar um comentário