Get your own Chat Box! Go Large!

sábado, 20 de outubro de 2012

Vem aí o novo serviço do Megaupload, bem mais protegido



O início do ano foi bastante turbulento para o Megaupload. Site fechado, donos presos... Mas os negócios de Kim Dotcom devem voltar renovados, na forma do Mega, seu novo site de compartilhamento de arquivos.Numa conversa com a Wired ele detalhou os planos. Basicamente o Mega guardará arquivos criptografados, que já serão carregados codificados. O processo se dará no navegador ou num aplicativo cliente. A chave para descriptografar o material não ficará no site: ela será de posse apenas do usuário que carregar o conteúdo.

Qualquer coisa que aconteça, nada poderia responsabilizar diretamente o Mega: a empresa simplesmente não tem como saber quais arquivos estariam presentes nos seus servidores. Se os servidores forem apreendidos, as autoridades não poderão identificar o conteúdo. Falando nisso, há planos de redundância usando servidores em diferentes países, evitando que alguma ação judicial ou desastre natural repita o que passaram com os Estados Unidos.

De acordo com as consultas que Dotcom já fez com diversos advogados, a única forma de tornar este serviço ilegal será tornar a criptografia ilegal. Algo difícil, visto que privacidade normalmente é vista como um item dos direitos humanos mais básicos (e criptografia é diretamente relacionada à privacidade). Muita gente provavelmente guardará e compartilhará material pirata, mas esse material não será identificável em meio aos arquivos legítimos.

O compartilhamento será possível, claro: basta que o uploader forneça publicamente as chaves, algo que provavelmente será fácil de encontrar na própria internet. Notificações DMCA de remoção de conteúdo continuarão funcionando de acordo com a lei dos EUA, visto que com a chave eles poderão identificar o conteúdo. Só que as entidades deverão enviar um número bem maior de pedidos de remoção, tendo em vista que os arquivos idênticos de vários usuários não corresponderão ao mesmo arquivo no sistema, já que cada um foi enviado criptografado com uma chave diferente.

A grande aposta no novo Mega desafiará governos e entidades de proteção dos direitos autorais, mas Kim Dotcom está confiante.
Kim Dotcom; foto: Wilk

                                                           Kim Dotcom

0 comentários :

Postar um comentário