Get your own Chat Box! Go Large!

sábado, 24 de novembro de 2012

É possível usar uma só antena com LNBF Duplo para oito receptores??? Sim, é!!!!!

Pense em que dor de cabeça pode ser se você tiver na sua casa mais que dois receptores, ou se você deseja instalar no prédio sinal de parabólica para o mesmo satélite para vários apartamentos. Existiria uma solução para tornar fácil a sua vida?

Sim, existe e vamos falar sobre ela agora.

Ela se chama chave Multi Switch e tem várias configurações de entrada de sinal e saída para diversos receptores, para que você tenha um bom exemplo vamos comentar sobre a chave multi switch 3X8, ou seja, 3 entradas para 8 saídas.




Na figura acima você pode ver um sistema montado com uma antena com LNBF duplo ligada a uma chave multi switch 3 entradas para 8 receptores.
Para que você possa entender melhor as entradas, veja uma figura melhor da chave multi switch.


Como você pode ver na figura, a parte de cima da chave multi switch tem as 3 entradas, sendo duas para LNB (A e B) e uma, marcada como TERR, que é para antena terrestre, ou seja, VHF/UHF.

- Mas por que se usa um LNB Duplo Universal limitando-se a chave a trabalhar com apenas um satélite?

Por que geralmente queremos apontar para um satélite que tem TP´s sendo transmitidas tanto em frequências baixas como em frequências altas, sendo que o LNB capaz de captar tanto frequências altas quanto frequências baixas é conhecido como LNBF Universal.

- E por que é necessário usar as duas saídas do LNBF Universal para a mesma chave multi switch?

E por que o LNBF Universal precisa ser usado como se fosse dois LNBs simples, um de alta frequência e outro de baixa frequência, de outra maneira a chave não conseguiria liberar o sinal de todas as TPs para todos os receptores, ou seja, aconteceriam interrupções enquanto um receptor estivesse sintonizando uma TP de baixa frequência, outro não conseguiria captar uma TP de alta frequência.

Por isto, ao se instalar esta chave deve-se criar no receptor dois satélites diferentes para conseguir captar o sinal de um só satélite.

Vamos imaginar que você queira sintonizar todas as TPs do satélite Amazonas.

Então você vai criar dois satélites no seu receptor:

- Satélite 1: Amazonas 1, terá apenas TPs de baixa frequência, ou seja, com frequência entre 10.7GHz e 11.7GHz, e será ligado à entrada LNB A.
- Satélite 2: Amazonas 2, terá apenas TPs de alta frequência, ou seja, com frequência entre 11.7GHz e 12.75GHz e será ligado à entrada LNB B.

Feito isto em todos os receptores, basta fazer a busca cega em cada um e curtir.

1 comentários :

  1. boa noite! quero instalar dois receptores um e o cine box fantasia, e o outro e audisat 1
    tem como ligar os dois nas duas antenas que eu tenho

    ResponderExcluir