Get your own Chat Box! Go Large!

domingo, 23 de junho de 2013

Ponto Escravo - Extensor de Controle Remoto - Saída Loop

1 - O que é um Ponto Escravo?

Ponto escravo é uma forma de compartilhar as imagens de um equipamento tipo Receptor Digital, DVD Player, Blu-Ray Player, Media Player, etc... em duas ou mais TVs, assim você pode ter seu receptor digital ligado na TV da sala e na TV do quarto, assistindo o mesmo canal nas duas TVs, não tem sintonizar canais diferentes, já que o receptor será único.


2 - O que é Extensor de Controle Remoto

O extensor de controle remoto é um equipamento que permite que comandarmos o receptor que está na sala a partir do ponto escravo (no quarto) utilizando um controle remoto. O Extensor pode ser por cabo RF, o mais comum aqui no Brasil ou Wireless, por enquanto só importado.

Extensor de Controle Remoto por cabo RF:




Se não quiser comprar dois controles originais, para deixar um no quarto e outro na sala, pode comprar um controle remoto universal com função learning que permite aprender os comandos de outro controle, os mais simples podem ser encontrados na faixa de R$30 (Chunghop RM-L988E na Dealextreme) a R$60 (Philips SRU 5050 no ML).

3 - Posso fazer Ponto escravo com a saída Loop do tuner?

Não, a saída loop serve para ligar um receptor em cascata, recebendo o sinal do LNB através da saída loop do receptor principal. A vantagem deste sistema é uma certa independência do canal que está sintonizado na sala, já que no receptor escravo é possível navegar nos canais de mesma polaridade (vertical ou horizontal) do canal sintonizado no receptor principal. Na configuração do receptor escravo não pode deixar a alimentação do LNB ativa, isto será realizado pelo receptor principal. A desvantagem deste sistema é ter um receptor sub-utilizado, já que tem dois receptores, compensa puxar um cabo direto da antena para o segundo receptor, trocando o LNB para mais saídas se necessário.


4 - Quais tipos de ponto escravo existem?

Quanto a resolução: podemos implementar um ponto escravo SD ou HD, dependendo das saídas do seu receptor e da TVs que possui. Se a TV do quarto for uma LCD ou Plasma e tem um receptor HD, compensa pensar em um ponto escravo HD, mesmo que seja um pouco mais complicado de montar.

Quanto ao meio de transmissão: podemos ter um ponto escravo cabeado ou wireless.


5 - Como implementar um ponto escravo SD cabeado?

Você poderá utilizar as saídas RF ou AV do seu receptor, puxando um cabo correspondente da sala até o quarto. Se for utilizar um extensor de controle remoto baseado em cabo RF, caso use a saída RF do receptor só precisará puxar um cabo para o quarto.

A figura abaixo mostra o esquema de ligação do ponto escravo RF utilizando extensor de controle remoto por cabo RF:





Se for utilizar a saída AV precisará puxar dois cabos, um AV e um RF apenas para o extensor. Se seu receptor não tem saída RF e você não deseja puxar dois cabos para o quarto, pode comprar um modulador RF para converter AV em RF, como este abaixo e puxar apenas o cabo RF:




5 - Como implementar um ponto escravo HD cabeado?

Para montar um ponto escravo HD poderá utilizar as saídas componente (Y/Pb/Pr) ou HDMI, puxando o cabo correspondente para o quarto.

Ponto escravo Componente

Será necessário puxar um cabo componente (3 pontas) um cabo de áudio (duas pontas) um cabo RF para o extensor de controle remoto. Uma alternativa para o controle remoto é usar um controle remoto RF com adaptador IR, tipo Logitech Harmony 900 ou Philips Pronto.

Você precisará montar o cabo componente, dificilmente encontrará o cabo montado na medida que necessita. Procure cabo específico componente e de preferência de uma marca boa, como Discabo, TiaFlex, AR, Monster, etc ... Não tente usar um cabo AV para vídeo componente, não tem isolação adequada comprometendo os resultados. Também monte o cabo com conectores de qualidade, se o cabo ou os conectores não forem de qualidade poderão aparecer fantasmas na imagem.

Ponto escravo HDMI

Puxar cabo HDMI para ponto escravo pode esbarrar em dois problema, passagem de um cabo montado com conector por conduítes e distância do ponto principal para o ponto escravo. Para passar em conduítes fatalmente um conector terá que ser cortado e montado novamente. A Discabos oferece uma linha de cabos e conectores de pressão para ser clipado, tipo RJ45. Além do cabo HDMI, também precisa passar um cabo RF para o extensor de controle remoto ou usar um controle remoto com RF descrito acima.

Para distâncias muito grandes, existe a possibilidade Extensor HDMI via cabo de rede CAT5, basicamente são dois equipamentos, um que recebe o HDMI e transforma o sinal de forma que possa ser transmitido por um cabo de rede e outro que recebe este sinal e transforma em HDMI novamente. Inicialmente eram necessários dos cabos de rede, mas recentemente a Discabos lançou um equipamento capaz de transmitir em um único cabo e com o sinal IR embutido, para utilizar como extensor de controle remoto. O vídeo a seguir apresenta este equipamento:

6 - Como implementar um ponto escravo wireless?

Para montar um ponto escravo wireless precisa comprar um transmissor como este:





Podem ser encontrados no EBAY, AliExpress e DealExtreme. Este modelo já embute a transmissão do IR para fazer o extensor do controle remoto, um equipamento fica do lado do receptor e outro do lado da TV no ponto escravo. A vantagem deste sistema é não ser necessário passar nenhum cabo.

Esquema do ponto escravo wireless:





7 - Como implementar um ponto escravo em alta definição Wireless


Será necessário um transmissor HDMI wireless, como este:











Air HD



Air-bridge your AV devices and TV in uncompressed HD quality
Support up to 1080i#.60Hz & 1080p#.24Hz HD picture quality/30Hz HD quality
Less than 1ms latency for playing video game console
Plug & Play, Auto setup and easy-to-use
Long transmission distance - LOS: 65 feet, NLOS: 32 feet
IR Sensor Extender Cable and IR Blaster Extender Cable
Amimon solution with WHDI™ Technology
Multiple inputs: 2 HDMI, 2 Component & Composite

10 comentários :

  1. Olá preciso do extensor do micro da duosat como faço para compra por favor entre em contato jessicaferpazin21@gmail
    Grata !

    ResponderExcluir
  2. Olá preciso do extensor do micro da duosat como faço para compra por favor entre em contato jessicaferpazin21@gmail
    Grata !

    ResponderExcluir
  3. Boa noite tenho um Cine Box e gostaria de rotear o sinal para meu salão que fica a 30 metros do ponto fixo isso e possível? ou tenho que comprar um novo aparelho? a alguma possibilidade de eu passar esse sinal para ele sem que seja ponto escravo?eu instalei com duas antenas

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio não ter sido entendido, o objetivo foi que o consultante poderia encontrar nas respostas solução para sua consulta tornando ainda mais útil e ágil este trabalho desenvolvido por vcs.

      Excluir
    2. Creio não ter sido entendido, o objetivo foi que o consultante poderia encontrar nas respostas solução para sua consulta tornando ainda mais útil e ágil este trabalho desenvolvido por vcs.

      Excluir
  6. Olá amigo você pode min informa se posso colocar um ponto escravo,mais que não troque os canais iquais que a troca de canais seja independente de cada tv.obrigado

    ResponderExcluir
  7. eu tenho aparelho antigo duosate bleide HD miclo e meu recepetor aquele extensor vermelho queliga no ir quebrou e eu não sei aonde compra um novo ta muinto dificio

    ResponderExcluir
  8. wpp 21992628761 rj preciso do cabo extensor do aparelho duosat bleide HD miclo o cabo que muda de canal quebrou

    ResponderExcluir